Freguesia

Adão é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 28,32 km² de área e 233 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 10,0 hab/km².

É uma das poucas freguesias portuguesas territorialmente descontínuas, derivando essa descontinuidade da existência de um enclave (cerca 30 vezes mais pequeno que o seu território): o lugar da Aldeia de Santa Madalena, exclave da vizinha freguesia de Vila Fernando. A esta freguesia pertencem as aldeias da Catraia e Carvalhal Meão.

História

Adão era, em 1747, um lugar do termo, Bispado e Comarca da cidade da Guarda, Província da Beira. Tinha oitenta e dois vizinhos, e pertencia à freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Vila Fernando. Estava assentado em sítio baixo, de onde se avistava somente a cidade da Guarda. Tinha este lugar uma ermida de São Bartolomeu Apóstolo com três altares, o maior com imagem do santo padroeiro, e dois colaterais, o do Menino Deus da parte da Epístola; e o da Senhora do Rosário da parte do Evangelho.

© 2019 Associação de Melhoramentos do Adão | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora